Cidade de Ouro Preto

Geografia

A cidade de Ouro Preto, cidade do Sudeste de minas, À 95 km da capital BH e (628,7 km) via BR-381 da cidade de São Paulo. É repleta de história e cultura, tendo diversos marcos culturais para o Brasil.

É um município considerado pequeno, com aproximadamente cerca de 74 mil habitantes e 1.245 km² de área.

História da Cidade

Devido aos inúmeros achados arqueológicos na região de Ouro Preto, sabe-se que o local já era habitado no século XIV por povos indígenas que falavam línguas do tronco linguístico macro-jê.  A partir do século XVI, os bandeirantes, começaram a percorrer a região do atual estado de Minas Gerais em busca de ouro, pedras preciosas e escravos indígenas. Nesse processo, foi descoberto ouro na região, aumentando ainda mais o afluxo de aventureiros para a região. As expedições procuravam o afamado “ouro preto” , principalmente os paulistas, que haviam acompanhado a bandeira de Fernão Dias Pais e de dom Rodrigo de Castelo-Branco.

Orientados pelos picos que eriçam as serras de Ouro Branco, Itatiaia, Ouro Preto, Itacolomi, Cachoeira, Casa Branca, Ribeirão do Carmo etc., os exploradores seguiam. Diz Antonil que, da mina da Serra do Itatiaia, a saber do Ouro Branco (assim chamavam ao ouro ainda não bem formado), distante do Ribeiro do Ouro Preto oito dias de caminho, onde tem ouro formado e muito melhor rendimento. Segundo José Rebelo Perdigão teria sido descoberto, nesta montanha ouro que não se recusaram a dividir a jazida com seus companheiros de Taubaté, os quais, se tendo então separado, tomaram marcha para o interior e descobriram o ribeiro de Ouro Preto. Dos córregos e morros de Ouro Preto, ainda hoje chamados o Passadez, Bom Sucesso, Ouro Fino, Ouro Bueno.

As terras ali eram de “tal modo requestadas que por acudir muita gente, só pode tocar três braças em quadra a cada minerador”, segundo o historiador Varnhagen. Nomes como Brumado, Sumidouro, rio Antônio Dias de Oliveira, pelo padre João de Faria Fialho e pelo coronel Tomás Lopes de Camargo e um irmão deste, por volta de 1698. A vila foi fundada em 1711 pela junção desses vários arraiais, tornando-se sede de concelho, com a designação de “Vila Rica”. Inicialmente Vila Rica de Albuquerque e depois Vila Rica de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto.

Cultura Barroca

Em 1738 no município de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto nasce O escultor, arquiteto e entalhador Antônio Francisco Lisboa mais conhecido como Aleijadinho. Imagem marcante na Arte barroca fez grandes artes e ganhou em 1968 um museu com grande parte das suas obras na cidade. Suas principais obras são:

 

Os Doze Profetas



Capelas Passos da Paixão de Cristo


Igreja de São Francisco de Assis



Igreja de São João Batista, em Barão de Cocais


Nossa Senhora da Piedade

 

 


Compartilhe nas Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.