Itu – O que fazer na cidade dos exageros

A cidade de Itu está apenas a 100 km da capital de São Paulo, quando se pensa o que fazer em Itu, muitos já lembram dos seus exageros, fama conquistada devido ao humorista Simplício que enaltecia a cidade “que tudo era grande”, mas deixando os exageros de lado, Itu é umas das cidades mais antigas do estado de São Paulo, foi fundada em 1610, sendo palco de eventos que marcaram a política nacional e percursora do desenvolvimento econômico no estado.

Quem visita Itu encontra uma cidade repleta de patrimônio histórico, arquitetônico e cultural, com lembranças de um passado repleto de riquezas, já que a cidade já foi considerada umas das mais ricas do estado e ainda pode aproveitar o contato com a natureza, é possível fazer um bate e volta saindo de São Paulo ou se quiser aproveitar um final de semana ou  feriado pra curtir com calma a cidade, se hospedar em Itu é uma alternativa interessante para aproveitar o que fazer na cidade.

O que fazer em Itu
Praça Padre Miguel (Praça da Matriz)

Praça Padre Miguel mais conhecida como Praça da Matriz em Itu é onde se encontra alguns dos famosos itens exagerados da cidade, como o orelhão e o semáforo gigante que são os famosos cartões portais de Itu, espere bastante concorrência para tirar a famosa foto na frente do orelhão de tamanho exagerado.

Ao redor da Praça da Matriz você vai encontrar lojas vendendo lembrancinhas gigantes e casarões históricos, alguns deles foram instalados restaurantes, bares, cafeterias e antiquários, a Praça da Matrizé um ótimo ponto de partida para iniciar o seu roteiro pelas atrações do centro de Itu, que podem facilmente ser percorridas a pé, já que ficam bem próximas.

Itu possui diversas praças além da Praça da Matriz, muito frequentadas por turistas e moradores locais, entre elas estão a Praça Dom Pedro IPraça da Independência em frente a Igreja do Carmo, a pequenaPraça Padre Anchieta perto da Igreja do Senhor Bom Jesus e a Praça do Quartel, se você procura praças pra relaxar no seu roteiro de o que fazer em Itu não vai faltar.

Localização: Praça Padre MIguel (Praça da Matriz) – Centro – Itu.


Museu Republicano

O sobrado do século XIX onde se localiza o Museu Republicano foi palco em 18 de abril de 1873, daConvenção Republicana de Itu, a primeira Convenção Republicana do Brasil, reuniu políticos e proprietários de fazendas de café, que devido a decadência do plantio da cana de açúcar e da crise no mercado internacional estavam insatisfeitos com o Governo Imperial, a convenção foi o ponta pé para a criação do campanha republicana e do Partido Republicano Paulista, por isso Itu é considerada o “Berço da República”.

Museu Republicano têm um rico acervo de fotos, documentos, objetos e obras de arte que buscam retratar o período do regime republicano no Brasil e a história de Itu com destaque para o século XIX. A fachada azulejada foi concebida em uma reforma em 1867, o painel de azulejos internos é de 1940 e retratam cenas da história de Itu com acontecimentos nacionais.

Nos fundos do Museu Republicano se encontra um pequeno e lindo jardim instalado em 1922, foi inspirado nos jardins franceses, as quatro esculturas ao redor retratam as estações. A entrada é gratuita e pra quem aprecia história e arquitetura é uma visita imperdível.

Localização: Rua Barão de Itaim, 67 – Centro – Itu.

Funcionamento: De terça a domingo das 10h às 17h (bilheteria até as 16h – entrada gratuita).

Sitehttp://www.mp.usp.br/museu-republicano-de-Itu


Museu da Energia

Museu da Energia de Itu foi inaugurado em 1999, contudo seu edifício foi construído no século XIX, nas paredes internas a técnica de construção foi o pau a pique a na externas a taipa de pilão, a fachada foi revestida de azulejos. No século XX o prédio foi vendido a Companhia Ituana de Força e Luz e foi o primeiro prédio a receber iluminação elétrica na cidade.

No andar superior está a exposição permanente “História, Energia e Cotidiano” que mostra as mudanças que a energia elétrica trouxe a sociedade, percorrendo 100 anos que vão de 1850 até 1950, a exposição retrata a evolução da iluminação, equipamentos e utensílios elétricos, a propaganda da época e traça um paralelo dessas mudanças com a história e memória do prédio. No térreo se encontra a exposição temporária, “Os Ituanos e a Chegada da Luz” e a “Fontes e Chafarizes”.

A entrada só é cobrada para visitação da exposição permanente, o valor do ingresso é R$ 4,00 (inteira)R$ 2,00 (meia), antes de finalizar sua visita não deixe de conhecer o pequeno jardim que fica nos fundos do museu.

Localização: Rua Paulo Souza, 669  – Centro – Itu.

Funcionamento: De terça a domingo das 10h às 17h (bilheteria até as 16h).

Site: http://www.energiaesaneamento.org.br


Espaço Fábrica São Luis

Fábrica São Luiz foi a primeira fábrica a vapor de São Paulo e a segunda do Brasil, foi inaugurada em 1869, as máquinas foram trazidas do Estados Unidos e as caldeiras da Inglaterra, encerrou suas atividades em 1982 e hoje funciona como complexo cultural, local para eventos e espaços para ensaios fotográficos.

Todo o seu complexo reúne três períodos diferentes de construção, a parte mais antiga da construção é a que fica ao lado da Igreja Bom Jesus, a segunda parte a ser construída é a maior com os arcos, o espaço com estilo das construções inglesas da era industrial com tijolos aparentes, foi a última a ser projetada.

Se você aprecia prédios históricos  não deixe a Fábrica São Luis fora do seu roteiro sobre o que fazer em Itu, fica na mesma rua do Museu da Energia e você vai caminhar poucos passos entre as duas atrações e para visitar o conhecer o prédio não é cobrado entrada, mas caso queira usar o espaço para ensaios fotográficos é cobrado pelo uso.

Localização: Rua Paulo Souza, 492  – Centro – Itu.

Funcionamento: De segunda a sábado das 09h às 17h (entrada gratuita).


 Casa Imperial

Casa Imperial é famosa por ter recebido a Família Imperial em 13 de novembro de 1884 em sua visita em Itu, na ocasião estava presente a Princesa Isabel, seu marido Conde D´Eu e seus filhos. O projeto daCasa Imperial é assinado por Antônio Francisco de Paula Souza, foi construída em 1816 e tombada em 1992 pela Condephaat.

Foi adquirida pela Família Caselli na década de 60, a família foi responsável pela restauração e manutenção desse ícone histórico da cidade, o destaque da sua construção são os vidros coloridos das janelas em forma de tulipa, os condutores de água em formato de serpente, a magnífica porta principal entalhada em madeira e o batente construído com rocha varvito. O prestigiado arquiteto Luis Saiaconsiderou a porta da Casa Imperial como “a segunda porta mais bonita do Brasil” perdendo a primeira posição para a porta da Casa da Moeda no Rio de Janeiro.

Devido a ser atualmente uma residência particular a Casa Imperial não é aberta a visitação interna, contudo é possível apreciar a beleza da sua arquitetura no lado externo e conferir de pertinho a majestosa porta da residência e tirar lindas fotos da sua fachada.

Localização: Praça Dom Pedro – Centro – Itu.


Cruzeiro São Francisco

Na Praça São Francisco entre o Espaço Fábrica São Luis e a Casa Imperial está o Cruzeiro São Francisco, única lembrança que restou do Convento e Igreja de Santo Antônio e Capela de Ordem Terceira, que foi erguido pelos Franciscanos entre os séculos XVII e XVIII e foi alvo de um incêndio criminoso que colocou o prédio a baixo. Por ser ponto de passagem entre esses dois atrativos vale uma parada para apreciar o cruzeiro.

Localização: Praça Dom Pedro – Centro – Itu.


 Praça dos Exageros

Itu não deixa de aproveitar a fama de ser a cidade onde tudo é grande, um exemplo é a Praça dos Exageros onde o visitante encontra esculturas gigantes, entre as maiores estão um caixa de atendimento do Bradesco, uma garrafa de Coca-Cola, um interfone e um boneco gigante do humoristaSimplício responsável pela fama da cidade, que está precisando de uma manutenção.

As esculturas maiores mas de tamanho moderado são o jogo de xadrez, um sorvete, uma bota, escorredor e outras esculturas variadas, vale conhecer pra tirar aquela foto divertida e brincar com a fama de Itu, está menos de 10 minutos de carro do centro.

Localização: Rua Maestro José Maria dos Passos, 200 – Bairro Padre Bento – Itu.

Funcionamento: De terça a domingo das 09h às 17h (entrada gratuita).


Parque Geológico do Varvito

Parque Geológico do Varvito possui a mais importante exposição de varvito da América do Sul, o varvito é uma rocha sedimentar, formada pela sucessão de camadas, onde cada umas delas representam o intervalo de um ano, sinalizando a existência de uma extensa idade glacial a 280 milhões de anos que cobriu a América do Sul. O parque foi inaugurado em 1995 em uma área de mais de 44.000 m2 onde era uma antiga pedreira em que muito varvito foi retirado.

Com uma exposição presente nas trilhas, com painéis explicativo com fotos e textos é possível saber mais sobre o parque e o varvito, a estrutura é bem sinalizada e as trilhas são curtas e tranquilas de serem percorridas, destaque para os paredões de varvito que impressionam pelo tamanho e pelo lago com cascata, em um parte da parque é possível ver rastros de animais que habitavam o fundo lago a milhões de anos.

Parque Geológico do Varvito é um monumento geológico único em Itu que em uma passagem pela cidade é quase um pecado não conhecer.

Localização: Rua Parque do Varvito – Pq. Nossa Sra. da Candelária – Itu.

Funcionamento: De terça a domingo das 08h às 16h30 (entrada gratuita).


Fazenda do Chocolate

A Fazenda do Chocolate ou Fazenda da Serra está a 10 km do centro de Itu, muito procurada por famílias com crianças e aqueles que querem passar um dia na fazenda, é possível conhecer mais sobre o processo do chocolate no Roteiro do Chocolate e saber mais sobre a fazenda no Roteiro Caipira, também é possível andar a cavalo e almoçar a comida com sabor caipira no restaurante da fazenda.

Outras atracões são o aquário natural, lago, loja com produtos artesanais e a loja com chocolate de fabricação própria, o ambiente conta com animais da fazenda que encantam as crianças. A entrada na fazenda é gratuita mas os roteiros e o passeio a cavalo pago a parte, fique atento que os roteiros têm número limitado e as vagas acabam rápido, finais de semana e feriados a Fazenda do Chocolate costuma ser bem lotada.

Localização: Estrada Parque (SP 312) – Km 90 – Itu.

Funcionamento: Diariamente das 08h30 às 17h45 (entrada e estacionamento gratuito).

Site: http://fazendadochocolate.com.br/


Ficou com vontade?
Bora conhecer cidades novas!!!

 

Avalie nossa  Postagem!

DEIXE UMA AVALIAÇÃO SOBRE O POST
[Total: 0 Average: 0]

Compartilhe nas Redes Sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *