Monte Verde – MG

Monte Verde é conhecido pelo seu clima frio e temperaturas abaixo da média da região. Isso dá-se pelo fato de estar localizada em um dos pontos mais altos da Serra da Mantiqueira. Em épocas como maio, junho e julho, a temperatura em Monte Verde pode estar até 4ºC mais fria do que em regiões próximas.

Monte Verde recebe e agrada famílias com filhos pequenos, jovens em busca do ecoturismo e casais apaixonados. A geografia local colabora para essa união de interesses tão diferentes, pois atende tanto quem busca se aproximar da natureza, como quem não se contenta apenas em apreciar belas paisagens e quer interagir, “viver” mais emoções do que cabem em um álbum de fotos da viagem. Ou seja, Monte Verde oferece prazeres para quem só quer fazer uma boa caminhada pela manhã, saborear um bom fondue, namorar à beira da lareira, cavalgar com as crianças e também para os adeptos do montanhismo e do radical rappel.

Outra dica de o que fazer em Monte Verde é passear pelo centrinho. Na verdade, na rua principal que se chama Avenida Monte Verde é onde estão os principais bares, restaurantes e lojas.

Localização

Monte Verde é um distrito de Camanducaia e está localizado entre as Montanhas da Serra da Mantiqueira, subindo um trecho de serra até o portal da cidade.

Saindo de São Paulo, utilize a Rod. Fernão Dias (BR-381) sentido Belo Horizonte.
Saindo de Campinas, siga pela D. Pedro I (SP-65) até a Fernão Dias.

Após a Divisa SP/MG siga por mais 30Km passando pelas cidades de Extrema e Itapeva e entrando na cidade de Camanducaia para acessar a estrada para M.Verde com 29Km montanha acima.

Para quem vier pela Fernão dias sentido São Paulo – Belo Horizonte a saída é a mesma (918) sentido Camanducaia, onde encontrará placas que orientarão o acesso à estrada Monte Verde/Camanducaia de 29Km montanha acima continue até chegar o portal da cidade.

Pra quem vem do Rio de Janeiro, Campos do Jordão e outras localidades sentido Belo Horizonte – São Paulo, veja qual a melhor orientação até chegar na Rodovia Fernão, seguindo até Camanducaia.

 

O que fazer

Monte Verde tem muitas opções de diversão e passeios, tanto para quem deseja a tranquilidade num passeio à cavalo, como para quem curti atividades radicais como a mega tirolesa.

(Pico do Selado – Monte Verde – MG)

Trilhas

Trilha do Pinheiro Velho: Passeio que começa próximo ao posto de gasolina ou em pontos na avenida principal e leva até o aeroporto a 1560 mts altitude. Essa trilha pode ser percorrida em 15 minutos, com árvores nativas e centenárias, riozinho a beira do caminho do caminho, flores e muito mais.

Pedra Partida: Fica a 2050 metros de altitude, tem um grau de dificuldade um pouco maior do que a subida até a Pedra Redonda. Também é possível ir de carro até a caixa d’água e na bifurcação seguir a indicação para a Pedra Partida

Platô: No sentido oposto da trilha que vai para a pedra partida, esse passeio é um pouco mais longo do que o da pedra redonda, mas é igualmente fácil, uma vez que não têm partes muito íngremes. Fica também no meio da trilha de quem vai para o pico do selado, ponto mais alto de Monte Verde.

Pedra Redonda: fica a 1990 metros de altitude. A subida pode ser feita sem guia especializado e o percurso de ida e volta tem cerca de 1,5 km. Uma opção é ir de carro até a caixa d’água e depois subir a pé.

Chapéu do Bispo: A 2030 mts de altitude, só pode ser alcançada em sua plenitude através de escalada. Também é possível ir até a caixa d´água e lá pegar uma trilha para o Chapéu do Bispo.

Pico do Selado: com 2083 metros de altitude, é o mais alto pico do sul de Minas Gerais. O percurso é o mesmo até o Platô e caminhada de ida e volta dura cerca de quatro horas.

 

 

Está esperando o que ? Bora pra Monte Verde!!

DEIXE UMA AVALIAÇÃO SOBRE O POST
[Total: 0 Average: 0]

Compartilhe nas Redes Sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *