Praia do Sono – Paraty – RJ

A Praia do Sono é localizada em uma área de preservação ambiental, é uma vila de pescadores que hoje se tornou um ótimo destino para feriados e ano novo. Com grande extensão de areias brancas e marzão azul encantador, a Praia do Sono é um cenário realmente paradisíaco.

Vilinha tipicamente caiçara, hoje dispõe de recursos como a eletricidade que facilita a vida de seus moradores e levando comodidade aos visitantes que se hospedam nos campings da praia do Sono, nos chalés ou nas casas alugadas por temporada.

O melhor disso tudo é que você não fica restrito à apenas praia, lá também tem trilhas e cachoeiras, além de uma vida noturna bem agitada!

 

Como chegar na praia do Sono

Trilha:
Indo de ônibus: O visitante tem de seguir até a Vila Oratório, na localidade de Laranjeiras. De ônibus tem que embarcar na rodoviária de Paraty em transporte urbano linha 1040, a viagem de Paraty x Laranjeiras dura aproximadamente de 30 a 40 minutos.
Indo de carro: tem que seguir até a localidade do Patrimônio e entrar na estrada em direção a Trindade, no alto do morro, onde a estrada bifurca, virar a esquerda em direção a localidade de Laranjeiras e seguir até a Vila Oratório, onde há vários estacionamentos para guardar o carro.
A trilha apesar de várias subidas e descidas é de nível médio com extensão aproximada de 4 km e duração média de 1,30H.

Barco:
Usar o mesmo trajeto para chegar até a Vila Oratório, de carro ou ônibus, seguir até o cais para embarcar com destino a praia do Sono, a travessia dura em média 15 minutos.
No período de baixa temporada é imprescindível entrar em contato previamente com o barqueiro, na alta temporada com a grande rotatividade turística, encontra-se com maior facilidade embarcações saindo em direção a Praia do Sono até as 19H.

Poço do Jacaré

Bem próximo da Praia do Sono está o Poço do Jacaré, um poção formado por uma área de cachoeiras do córrego da Jamanta, cercado por mata nativa bastante conservada. Para chegar lá basta tomar a trilha que começa próximo da igreja localizada no meio da Praia do Sono e caminhar por uns trinta minutos. O caminho é leve, mas a orientação um pouco confusa, informe-se com algum morador antes de ir.

Trilhas

No canto esquerdo da Praia do Sono tem uma trilha que leva à Praia dos Antigos, muito bonita e completamente vazia. São quase 2 km de subida intensa a céu aberto, até a chegada do mirante onde a vista lá de cima compensa qualquer esforço.
Mais a frente tem a Praia dos Antiguinhos, cerca de 5 minutinhos de caminhada leve.

Continuando a trilha após caminhar por cerca de 25 minutos já da pra ouvir um barulho forte de cachoeira e seguindo avista-se uma bifurcação, onde seguindo pela esquerda sobe para a Cachoeira das Galhetas. Indo pela direita, logo se alcança uma ponte e o início da Praia das Galhetas.

Seguindo adiante até a Praia da Ponta Negra, com um riozinho, uma praia de águas esverdeadas e cristalinas e alguns restaurantes.

Também é possível conhecer a Cachoeira do Saco Bravo, que fica a 4,2 km da Vila.

 

Praia de Antigos e Antiguinhos:

Localizada em uma área preservação ambiental é uma das praias mais bonitas de Paraty. Suas águas são geralmente mornas e cristalinas e as areias branca e fina. A mata atlântica completa esse cenário.

Por ficar em área de preservação permanente não é permitido acampar ou acender fogueiras.

Para quem pretende passar o dia nesse paraiso a praia oferece boa sombra dois rios com água doce para tirar o sal.
Outro bom atrativo são as ondas, muito boas para prática do surf que geralmente ocorrem no canto direito da praia.

Praia de Galheta

A Praia das Galhetas é bem peculiar, quase sem faixa de areia, formada por pedras de diversos tamanhos e tipos.

Vila e Praia da Ponta Negra:

A Vila de Ponta Negra em Paraty é uma das comunidades de pescadores mais isoladas do litoral Suldeste Brasileiro e fica em uma praia de águas levemente esverdeadas, cristalinas e transparentes. Um verdadeiro paraiso natural.
A praia possui apenas 150 metros de extensão com areias brancas e finas, um rio com uma pequena cachoeira que forma um lago de águas doce rodeada por uma grande banco de areia, campinho de futebol e bares que servem deliciosos pratos de Frutos do Mar.
Ponta Negra é cercada por grandes morros cobertos de Mata Atlântica, por isso o esforço nas trilhas para alcançá-la. Mas ao chegar o sentimento é de recompensa. A praia é bem menos badalada que a Praia do Sono. Indico passar ao menos uma noite nesse lugarejo tranquilo. E caso fique, deite-se na areia e com certeza ficará boquiaberto com a quantidade de estrelas do céu de Ponta Negra. Simplesmente surreal!
Ficou com vontade?
Bora se aventurar!!!
DEIXE UMA AVALIAÇÃO SOBRE O POST
[Total: 1 Average: 5]

Compartilhe nas Redes Sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *