Praia do Sono – Paraty – RJ
A Praia do Sono é localizada em uma área de preservação ambiental, é uma vila de pescadores que hoje se tornou um ótimo destino para feriados e ano novo. Com grande extensão de areias brancas e marzão azul encantador, a Praia do Sono é um cenário realmente paradisíaco.
Vilinha tipicamente caiçara, hoje dispõe de recursos como a eletricidade que facilita a vida de seus moradores e levando comodidade aos visitantes que se hospedam nos campings da praia do Sono, nos chalés ou nas casas alugadas por temporada.
O melhor disso tudo é que você não fica restrito à apenas praia, lá também tem trilhas e cachoeiras, além de uma vida noturna bem agitada!
Como chegar na praia do Sono
Trilha:
Indo de ônibus: O visitante tem de seguir até a Vila Oratório, na localidade de Laranjeiras. De ônibus tem que embarcar na rodoviária de Paraty em transporte urbano linha 1040, a viagem de Paraty x Laranjeiras dura aproximadamente de 30 a 40 minutos.
Indo de carro: tem que seguir até a localidade do Patrimônio e entrar na estrada em direção a Trindade, no alto do morro, onde a estrada bifurca, virar a esquerda em direção a localidade de Laranjeiras e seguir até a Vila Oratório, onde há vários estacionamentos para guardar o carro.
A trilha apesar de várias subidas e descidas é de nível médio com extensão aproximada de 4 km e duração média de 1,30H.
Barco:
Usar o mesmo trajeto para chegar até a Vila Oratório, de carro ou ônibus, seguir até o cais para embarcar com destino a praia do Sono, a travessia dura em média 15 minutos.
No período de baixa temporada é imprescindível entrar em contato previamente com o barqueiro, na alta temporada com a grande rotatividade turística, encontra-se com maior facilidade embarcações saindo em direção a Praia do Sono até as 19H.
Poço do Jacaré
Trilhas
No canto esquerdo da Praia do Sono tem uma trilha que leva à Praia dos Antigos, muito bonita e completamente vazia. São quase 2 km de subida intensa a céu aberto, até a chegada do mirante onde a vista lá de cima compensa qualquer esforço.
Mais a frente tem a Praia dos Antiguinhos, cerca de 5 minutinhos de caminhada leve.
Continuando a trilha após caminhar por cerca de 25 minutos já da pra ouvir um barulho forte de cachoeira e seguindo avista-se uma bifurcação, onde seguindo pela esquerda sobe para a Cachoeira das Galhetas. Indo pela direita, logo se alcança uma ponte e o início da Praia das Galhetas.
Seguindo adiante até a Praia da Ponta Negra, com um riozinho, uma praia de águas esverdeadas e cristalinas e alguns restaurantes.
Também é possível conhecer a Cachoeira do Saco Bravo, que fica a 4,2 km da Vila.
Praia de Antigos e Antiguinhos:
Por ficar em área de preservação permanente não é permitido acampar ou acender fogueiras.
Praia de Galheta
Vila e Praia da Ponta Negra:
Ponta Negra é cercada por grandes morros cobertos de Mata Atlântica, por isso o esforço nas trilhas para alcançá-la. Mas ao chegar o sentimento é de recompensa. A praia é bem menos badalada que a Praia do Sono. Indico passar ao menos uma noite nesse lugarejo tranquilo. E caso fique, deite-se na areia e com certeza ficará boquiaberto com a quantidade de estrelas do céu de Ponta Negra. Simplesmente surreal!
Bora se aventurar!!!
Pingback: Camping do Argeu | Mundo de Aventura